Houve uma época em que o profissional liberal tinha enorme dificuldade em divulgar e vender a sua imagem, ou seja, projetá-la como se fosse um produto. Alguns entendiam que poderia ser antiético. Todavia, impulsionados pela volúpia dos atuais meios de comunicação, onde se vende de tudo, torna-se difícil triunfar no jogo do universo corporativo se não houver uma excelente imagem dos serviços diante do mercado consumidor.

Não adianta prestar um serviço de boa qualidade se ninguém tomar conhecimento dele. A construção desse produto se inicia pelo seu conteúdo. Nele deve estar retratada toda a capacidade técnica e intelectual do profissional. Estando convencido da excelência na qualidade dos serviços, agregar valores ao produto será uma constante ao longo da carreira do profissional.

A construção da imagem que irá acompanhar seu produto na trajetória rumo ao consumidor deverá causar uma ótima primeira impressão. Uma embalagem atraente deverá envolver os serviços. Nela deverá estar sempre refletida a apresentação e a postura do profissional diante do acúmulo de alguns ingredientes fundamentais na construção da marca pessoal.

Ou seja, uma aparência saudável e bem cuidada, trajes compatíveis – perfeitamente ajustáveis a sua silhueta e apropriados a cada ambiente, postura elegante, demonstrando altivez, autoconfiança e independência, bem como a preocupação com a cultura geral – com a leitura de tudo o que puder para ampliar o seu vocabulário e ganhar mais versatilidade ao falar ou escrever, são atitudes essenciais nessa trajetória.  

Esse invólucro somente terá o efeito desejado se o conteúdo dos serviços respaldarem a expectativa criada. Para tanto, o profissional deverá cuidar da formação acadêmica, estudando sempre e participando de eventos que possam ampliar os seus conhecimentos. Deve também agir com ética, autenticidade, zelo e disposição para sempre agir diante dos interesses de seus clientes, atendendo-os com pontualidade. Isso os farão fiéis a você pela vida inteira.

Participar de atividades pertinentes a sua comunidade o fará interativo, oportunidade ímpar para dar visibilidade a sua marca. Deverá ser comunicativo, abusando do cartão de visitas e dos meios de comunicação para divulgar os seus serviços. A publicação de artigos em jornais e revistas e a participação em eventos profissionais ou sociais são importantes na perpetuação da marca pessoal.

Entretanto, um ingrediente extraído da formação do caráter do profissional entra na composição da marca para torná-la diferente e especial de forma sustentável ao longo do tempo. O magnetismo pessoal, caracterizado pelo brilho nos olhos, pela suavidade da voz e pelo calor humano emanado de seu coração generoso, fará com que conquiste a confiança e a simpatia das pessoas.

 

Célio Faria de Paula

Contador, Diretor e Fundador Da Tecol Consultoria Empresarial.

CRC MG 18.754.